A isto se chama destino: estar em face do mundo, eternamente em face (Rilke)
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Lançamento de "A caminhada..." na Biblioteca do Uninter em Curitiba
O jornalista e professor Roberto Nicolato lançou ontem (30/10) o livro "A caminhada ou O homem sem passado", na Biblioteca do Centro Universitário Uninter (Campus Tiradentes), em Curitiba. O evento fez parte da programação da Saca Só, a Semana de Comunicação, organizada pelos alunos de Jornalismo e Propaganda, Publicidade e Marketing. A conversa foi mediada pelo jornalista e professor do Uninter, Valdir Cruz.
Num bate papo com alunos e docentes, ele abordou temas como o seu processo de criação literária, o uso da internet para divulgação e interatividade com o leitor, além da utilização da interxtualidade presente no romance "A caminhada ou O homem sem passado".
Começo de conversa
"Nada como lançar um livro numa biblioteca. Temos que valorizar esses espaços destinados à leitura, ainda pouco comuns em várias regiões do Brasil"
Interatividade
"A internet é o meio onde a literatura abre um canal de comunicação muita próxima com o leitor. Às vezes, a narrativa da vida pessoal do autor se confunde com o seu trabalho de ficção e imaginação, mas isso não é nenhum problema desde que resulte em boa literatura".
Linguagem
"Acredito que cada autor deva buscar o seu estilo, nem sempre sendo original. Literatura é enredo, digressões, detalhamentos, mas é sobretudo linguagem. Cada frase tem um ritmo, melodia. É preciso combinar bem as palavras para que não doam os ouvidos".
Intertextualidade
"Henry Thoureau, Basho e Hermann Hesse são autores que retratam, de modo singular, a figura do caminhante, do andarilho, ou digamos do homem menos consumista e sua relação para com a natureza. Essa relação é retratada na vida de um escritor que decide morar numa cabana, às margens de um lago; percorrer um longo caminho até o Monte Fuji, no Japão, ou subir montanhas para avistar os vilarejos com seus chaminés de fumaça".
Fotos: Fran Bubniak
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário